sábado, 27 de setembro de 2014

Projeto Mandala dos Chás





Desenvolvimento de estudos, pesquisas e experimentações
MANDALA DOS CHÁS
Maria Inês Lobe
EEB Christoph  Augenstein
Blumenau - SC
Resumo:
O presente projeto que busca a conscientização e o resgate cultural e pedagógico Mandala dos Chás, tem como guia  a pesquisa bibliográfica* sobre algumas variedades de plantas medicinais terapêuticas e seu uso. O plantio delas no modelo de mandala é uma forma de já tratar o simbolismo do movimento da vida.  Trata-se de uma pesquisa que dará suporte didático,  aliando teoria e prática educativa  envolvendo a todos  nos cuidados e no plantio, no  manuseio de mudas e conhecimento de tipos de solo, além de construir e englobar conceitos relacionados ao o reino vegetal, ao meio ambiente e a sustentabilidade.

Palavras-Chave: Plantas; Movimento da Vida; Educação Ambiental.



 1 Introdução: Em função dos projetos já existentes na escola, decidiu-se por agrupar e em regime de colaboração desenvolver mais este, tratando especificamente de algumas plantas com poder de cura terapêutica , que se mostram mais eficazes em determinadas horas do dia, daí a pretensão de se construir um relógio do sol medidor do tempo indicando o melhor horário para se obter maior resultado em cada órgão do corpo. Trata também dos cuidados com o meio ambiente, do consumo consciente e reuso das garrafas pet nos canteiros da mandala; da sustentabilidade, introduzindo a prática de coleta de água da chuva para uso da rega das plantas e horta; dos ensinamentos trazidos pelas culturas antigas e a popular sobre os chás.
A mandala é a FORMA mesma da VIDA, do crescimento a partir de um ponto nutritivo que proporciona energia ao conjunto.  É a imagem do constante ir e vir entre o interior e o exterior, do movimento vital de todo ser, que oscila entre a expansão e a volta ao centro para encontrar nele a fonte. É a “... força centrífuga que estimula a criança a explorar seu próprio ‘eu’, e a força centrípeta, que devolve ao adulto a introspecção.” 
                                                                                                                                Montserrat Vidal

Justificativa: Este projeto tem a intenção de apresentar atividades para despertar interesse dos alunos nos cuidados com o meio ambiente estimulando práticas escolares ligadas ao seu dia a dia, estimulando a educação ambiental, a alimentação saudável e orgânica dos alunos, seguida dos seus familiares. Aproveitamos o espaço da escola e o estamos desenvolvendo, de maneira que possa além das plantas medicinais e da horta   ( projeto já existente ) promover o plantio de árvores frutíferas tornando nosso espaço um local de estudo agradável .
A utilização dessas plantas está diretamente ligada à evolução humana, pois cercaram as práticas religiosas e lendas como métodos terapêuticos. Esses conhecimentos são passados de geração em geração e persistem no tempo. Para repassar esse conhecimento, vamos reunir no local uma variedade de espécies dessas plantas para identificá-las corretamente  tentando impedir que se faça o uso inadequado daquelas que poderiam ser tóxicas. Segundo Garutti e Pinheiro (2011, p.1) “[...] planta medicinal é uma planta que contém substâncias bioativas como propriedades terapêuticas, profiláticas ou paliativas. [...]”.
Paralelo a pesquisa acerca do tratamento terapêutico pelo uso dos chás e plantas medicinais, descobriu-se um estudo feito para o melhor desempenho de alguns órgãos internos do nosso corpo que funcionam involuntariamente e que têm um tempo de máxima atividade diária correspondente. Conforme a pesquisa da *EMATER, esse horário que se inicia das 3h às 5h da manhã no meridiano do pulmão e segue obedecendo ao seguinte percurso:
·         Das 05h às 07h (intestino grosso)
·         Das 07h às 09h (estômago)
·         Das 09h às 11h (baço – pâncreas)
·         Das 11h às 13h (coração)
·         Das 13h às 15h (intestino delgado)
·         Das 15h às 17h (bexiga)
·         Das 17h às 19h (rins)
·         Das 19h às 21h (circulação – sexo)
·         Das 21h às 23h (triplo aquecedor- sistema digestivo/respiratório/excretor)
·         Das 23h à 01h(vesícula biliar)
·         Da 01h às 03h (fígado)
Dessa forma, em 24 horas cada um dos meridianos principais tem um período de duas horas durante as quais sua atividade atinge o pico máximo de funcionamento, significando ser o mais adequado para a sedação da energia, acalmando o órgão ou a função.

Pesquisa dos chás mais usados:

Fígado 
               – Alcachofra - Cynara scolymus – é depurativa, baixa o colesterol, atua no combate da diabetes, elimina o ácido úrico, é hepatoprotetora, diurética e digestiva. 

                Cardo mariano – Silybum marianum – Atua contra a cirrose hepática, alcoolismo, diurética, digestiva, depurativa e hepatoprotetora.
               –  Boldo - Peumus boldus  é um fitoterápico que é indicado como auxiliar no tratamento de doenças hepáticas e da vesícula biliar, tônico das funções hepáticas e como laxativo.



Pulmão 
                Pulmonária – Stachys byzantina – Atua nos problemas respiratórios, asma, tosse, bronquite e garganta. 
                Violeta de jardim – Viola odorata – é expectorante, para problemas respiratórios, tosse, asma.
                Alho, guaco e poejo, também são muito utilizados pela cultura popular 


Intestino Grosso 
                Linhaça – Linum usitissimum – é refrescante intestinal, fundamental para quem sofre de prisão de ventre ou hemorróidas. 
               –  Tansagem – Plantago sp – anti-inflamatório, cicatrizante, depurativa, a folha é antidiarreica.



Estômago 
                Hortelã – Mentha sp – É digestiva, para problemas hepáticos, má digestão e vermífoga. 

                Manjericão – Ocimum sp – digestiva, condimentar , conservante natural, anti-séptica, sudorífica, anti-reumática.
               – Camomila, macela, melissa, cana cidreira, funcho  são outras ervas utilizadas popularmente



Baço e pâncreas 
                Pariparoba – Piper dilatatum – depurativa, ativa o baço e o pâncreas, digestiva, anti-inflamatória e cicatrizante.

                Sete sangrias – Cuphea sp – ativa a circulação, depurativa, digestiva antitérmica.


Coração 
                Alecrim - Rosmarinus officinalis – ativa a circulação, condimentar, conservante natural tônico da mente e do corpo, anti-séptica e digestiva. 
                Pfáfia – Pfafia glomerata – estimulante, ativa a circulação e a memória, usada para o mal de Parkinson, estrias, flacidez da pele, labirintite e artrose.

Intestino delgado 
                Mil folhas – Achillea millefolium – analgésica, antitérmica, anti-inflamatória, digestiva, diminui cólicas é cicatrizante. 
                Funcho – Foeniculun vulgare – digestiva, analgésica, antitérmica, diminui cólicas.

Bexiga 
                Cavalinha – Equisetum sp – Rica em sais minerais, remineralizante, imunoestimulante, cicatrizante, para incontinência urinária, para problemas de próstata e osteoporose. 
                Malva – Malva parviflora – expectorante e laxativa, anti-inflamatória, principalmente para boca garganta e ovários.

Rins 
                Quebra-pedra - Phyllanthus nirure – analgésica, contra cálculos renais, usada em casos de hepatite. 
                Carqueja – Baccharis sp – diurética, anti-séptica, antimicrobiana, digestiva, cicatrizante.

Circulação 
                Alcanfor – Artemisia camphorata – analgésica, bactericida e anti-séptica.
                Arnica – Wedelia palludosa – ativa a circulação periférica, contusões, dores musculares.

Triplice aquecedor - Sistema digestivo, respiratório e excretor 
                Sálvia – Salvia officinalis – digestiva, vermífuga, depurativa, anti-séptica, condimentar e analgésica. 
                Tomilho - Thymus vulgare - digestiva, condimentar, depurativa, anti-séptica.

Vesícula-biliar 
                Bardana – Arctium lappa – para cálculos biliares, depurativa diurética digestiva e cicatrizante. 
                Dente-de-leão – Taraxacum officinalis – comestível, rica em vitaminas, digestiva e depurativa. 

Foi identificado um canteiro para o Sistema Epitelial, reunindo plantas potencialmente cicatrizantes, todas para uso externo:

                Confrei – Symphytum officinale - cicatrizante, emoliente, tratamento da psoríase. 
                Calêndula – Calendula officinalis – antialérgica, anti-inflamatória, cicatrizante, anti-séptica, bactericida, antifúngica.
                Babosa – Aloe vera, A.saponarea, A. arborescens – regenerador de tecidos, anticaspa, anti-inflamatório, emoliente, umectante, cicatrizante e anti queda de cabelo. 
  
Tudo que temos ao nosso redor é patrimônio a ser resguardado, para isso deve-se ter a consciência de fazer parte no sentido que diz respeito à usar sem degradar, danificar sendo parte dele, sendo pertencente à ele, tendo consciência, sim, mas aliada a ações que promovam gradativamente uma mudança de hábitos.  A escola tem esse papel, a Lei nº 9.9797, de 27 de abril de 1999 diz:
·         Artigo 1º Entende-se por educação ambiental processos por meio dos quais os indivíduos e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e na sustentabilidade.

A escola tem esse papel, nós como professores mediadores temos potencial para incutir pensamentos e ações, que gerem mudanças futuras próximas.

Metodologia:
·        Pesquisa em livros e na internet sobre a importância  a medicina doméstica na prevenção de algumas doenças.
·         Questionário da origem de cada família dos alunos e costumes sobre chás
·         Leitura de textos informativos sobre plantas, tipos de solo e uso impróprio de agrotóxicos.
·         Aquisição do material tanto para mandala, para relógio do tempo e mudas.
·         Organização do canteiro, com o estudo do solo e adubação necessária.
·         Divisão do canteiro com as garrafas pet e ou divisores.
·         Plantio das mudas nas divisões das horas pelo relógio do corpo humano.
·         Viabilização da caixa coletora de água da chuva.
·         Construir e Utilizar o relógio do sol.
·         Plantio das mudas das árvores frutíferas.
·         (Envolverá de  maneira indireta outros professores e alunos das demais séries dos Anos Iniciais e Séries Finais do E. Fundamental, cada qual desenvolvendo seu projeto divididos assim: os 1ºs anos com Alimentação Saudável, 4º e 5º ano com o Horto mática e os alunos do Mais Educação colaborando com todos eles).

Intervenções: Os recursos a serem usado permitirão o envolvimento de alunos, professores, pais e comunidade escolar comprometidos na realização do projeto. As mudas serão plantadas numa mandala para maior facilidade de visualização de cada planta relacionada com o relógio do corpo. Refletir a importância de não se usar agroquímicos, preservando a natureza e a biodiversidade, resgatando e valorizando os conhecimentos antigos e populares. Esse espaço identificará corretamente as plantas ornamentais, medicinais evitando equívocos e acidentes com plantas tóxicas.  Proporcionará também um maior contato com a natureza.
 Em sala de aula será abordado em Ciências Naturais/Plantas – tipos de raiz, folhas, caules, períodos de plantio etc. buscando aliar a prática com a teoria. Pretende-se desenvolver a habilidade de cooperação promovendo a educação ambiental, no sentido da preservação da natureza.

Avaliação: Será feita durante todo o projeto através de relatórios, debates, pesquisas, gráficos, registros fotográficos e exposição de alguns trabalhos em novembro na Feira da UNIMED e na distribuição de panfletos sobre a cultura dos chás, feitos pelos alunos. A satisfação por essa experiência que está sendo realizada será para ambos, professores e alunos, pois se percebe através dos debates, que já começamos a despertar a curiosidade e o respeito pelo ambiente e pela vida. Sabemos que ações pequenas como estas não garantem muito retorno do que já se tem degradado, porém é nas pequenas ações que se começam os bons resultados e as iniciativas tomadas pela escola são importantes para promover a conscientização dos alunos, que são donos das ações futuras.

Este é um projeto que não pretende ser findo; para o próximo ano já estamos com ideias novas e uma delas será a de trabalhar a reciclagem de papel. A escola será mais uma vez a mediadora e a maior colaboradora, pois o uso de papel é uma constante necessária e desperdício deverá ser contido. Uma maneira para isso será a de se ter na escola uma oficina de papel arte. (estudo em andamento)

Bibliografia:

Jardinagem e Ervas Medicinais para Crianças – Ana Maria Dourado e Lucinda Vierira

http://www.cepagro.org.br/tecnologias-agroecologicas/hortas-mandala/
https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&docid=rB9bDkXDku0hPM&tbnid=bIqcyqPYPkhs0M:&ved=0CAYQjB0&url=http%3A%2F%2Fwww.magiazen.com.br%2Fpalavra-chave%2Fchas&ei=e1IaVMToDsOeggSVxoLwDw&bvm=bv.75097201,d.b2U&psig=AFQjCNE2gSUMXDxXLpAJsuwmkXcjiPkAbA&ust=1411097262283593
https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&docid=yLMmOfvJ1VXBFM&tbnid=thqFY1L5roXOBM:&ved=0CAUQjhw&url=http%3A%2F%2Fwww.emater.tche.br%2Fsite%2Fnoticias%2Fnoticia.php%3Fid%3D8463&ei=MlgaVLijA5CmggSD2YHQDw&psig=AFQjCNG0OZNzhD1TAvMDR-PS8kbVxjFOqA&ust=1411098987876006
Adaptado das ações desenvolvidas pela EMATER/RS

©2014 Solange Christtine Ventura
http://www.curaeascesao.com.br

http://mandaladossabores.com.br/author/mandaladossabores
/https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=4&cad=rja&uact=8&ved=0CDoQFjAD&url=http%3A%2F%2Fbiomedico-acupuntura.blogspot.com%2F2014%2F06%2Fnossos-meridianos-e-o-relogio.html&ei=cSInVOfPKcaTgwT_2oDoAw&usg=AFQjCNF-31-JwjgWt0j9-Ym5rbgXrsqoUw&sig2=hJ-VUyIvgqTk3Sv5xxFhRQ





Anexo:

As fotos ainda não estão todas e como o trabalho está apenas começando, falta bastante coisa para registrar. Essas são fotos do início dos trabalhos.


Trabalhos de pesquisas, leituras e registros Construção da Mandala, resgate e conscientização para a sustentabilidade:

Profª  Maria Inês Lobe com alunos do 2º e 3º ano.
Em Setembro dando continuidade durante o ano.




Construindo a manada
construindo a mandala
Leituras diversas e pesquisa


       Modelo do coletor de água da chuva a ser construído:
https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&docid=ovs8bmpDiw1-2M&tbnid=NYkauUasPspWVM:&ved=0CAYQjB0&url=http%3A%2F%2Farquiteturasustentavel.org%2Fcategorias%2Ffacavocemesmo%2F&ei=dtcmVILEDJTEggTnnYHYCg&bvm=bv.76247554,d.eXY&psig=AFQjCNFH1t-vOuzARhP-lq6Ey2aH7QPwAw&ust=1411918043474123


Trabalho sobre Alimentação Saudável/ Conscientização na Composteira. (1ºs anos)









Trabalho da 4º e 5º ano com a horto mática.




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